1º Rolê de Preto movimenta semana da Consciência Negra em Januária

Tão bom ver o mundo girando e, melhor ainda, mesmo que a passos pequeninos, conseguir ver movimentos significativos tomarem seus lugares de pertencimento… de fala…

A cidade de Januária (MG), nos dias 19 e 20 de novembro será palco de uma grande celebração da força e da identidade da CULTURA NEGRA.

A iniciativa é realizada com fomento da Política Nacional Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria de Estado e realmente é muito bom poder saber que a negritude está dando voz aos seus saberes culturais, mostrando a riqueza de toda sua ancestralidade.

Costumo dizer que conhecimento gera respeito e respeito transforma e desmistifica preconceitos.

Os organizadores do evento explicam que: “Esse é um movimento de fortalecimento, celebração e protagonismo da comunidade negra, para que reconheça a sua potência e também o legado de ancestrais que já atravessaram trilharam um caminho de resistência.

O Rolê de Preto é uma produção do Coletivo Cine Barranco, articulado pela Vitória Carvalho, produtora cultural de Januária.

É uma celebração aberta ao público com dois dias de programação intensa apresentando rodas de conversas com psicóloga, grupo de manifestações culturais; oficinas de cuidado com os cabelos, tranças Nagôs, capoeira, e maculelê, além de uma noite de shows com samba, axé, atração com grupo de maracatu, e um baile funk para fechar a festa.


O bonde da periferia, do quilombo, do gueto e de todo o canto é convidado a participar!


Confesso que gostaria de estar em Januária e poder fazer parte dessa manifestação cultural, pegar esse bonde e encher a alma de paz, alegria e confraternização!

Dentro das impossibilidades, deixo aqui minha torcida, para que tantos outros eventos como esse ecoem, não só pela cidade de Januária, mas em todos os cantos do mundo, onde todos possam dar voz àquilo que tem de melhor – a sua IDENTIDADE – que deve ser ouvida, respeitada e reverenciada por todos.

Ainda em tempo deixo também meu agradecimento a amiga da LITERATURA Leyce Luise que como jornalista se encontrou na CULTURA e, desde então, tem enriquecido o cenário artístico cultural não só do Norte de MInas, mas de todo o território brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *