SERENAS PROVOCAÇÕES é o segundo livro de poesias do autor Expedito Gonçalves Dias.
Apesar de ter lido há alguns anos atrás essa obra, sempre que tenho um tempo releio alguns poemas, assim, de forma aleatória, e sempre vejo algo diferente.
Ler poesia de alta qualidade é asssim – cada leitura nos abre um novo caminho, uma nova perspectiva, uma gama diferente de sentimentos.
Apesar das PROVOCAÇÕES serem SERENAS causam uma inquietação imensa, portanto acho que essa foi a intenção do poeta, como um paradoxo ou simples dicotomia ao intitular o livro.
Expedito é um poeta de toda uma vida.
Formado em jornalismo, onde atuou por muitos anos em vários jornais, também foi radialista e professor.
Atualmente está aposentado na profissão, mas atuante nos meios literários.
É presidente da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas e escritor em tempo integral.
Mineiro que não nega as origens, cismarento e desconfiado, sua escrita o faz transitar entre a mais dura realidade até a ternura do mais fino sentimento.
Em breve o escritor lançará seu quarto livro que já está em fase final de prensagem, pois todo o processo editorial já foi feito.
Estou aguardando ansiosa por mais um buquê de versos do escritor, afinal, os poemas de Gonçalves Dias, sobrenome que o autor carrega com orgulho e distinção, são sempre bem tramados e de uma cadência precisa e prolixa.
Além das poesias mais soltas e de estruturas mais modernas, o autor é um excelente sonetista e, dominando a métrica, sabe surpreender o leitor a cada soneto composto.
Eu sou um ser muito sortudo em conviver com uma casta renomeda de escritores independentes, em sua maioria, dignos de estar nos rankings das obras mais lidas.
Best Sellers é questão de marketing.
O nicho literário que tenho acompanhado é grande e tenho conhecido obras incríveis que fazem toda a diferença.
Os livros de Expedito são espetaculares!