Há pessoas que nascem para brilhar e fazer uma diferença muito grande nesse mundo.
ARTE e CULTURA é coisa muito séria e ultrapassam os limites das questões financeiras, dos aportes das Leis de Incentivo à Cultura.
Renato Carneiro, um amigo que trago no coração com muito carinho é uma dessas pessoas que, realmente, tem feito uma enorme diferença na ARTE e CULTURA de Itanhandu e, portanto, como nesse mundo, um bater de asas de uma borboleta tem um efeito futuro, que desencadeia novos acontecimentos e assim, sucessivamente, essas asas que Renato tem feito voarem chegam a lugares infinitos.
Deixo aqui, um pouco da trajetória desse GRUPO que tem encantado, não somente os itanhanduenses, mas também demais localidades.
O Grupo de Teatro “Prosa Encena” é um grupo dedicado a criação e apresentação de peças teatrais que celebram a riqueza cultural regional e abordam temas relacionados ao patrimônio cultural. Com uma abordagem inovadora e respeitosa, o grupo busca promover a reflexão e o apreço pela diversidade cultural de nossa região. O Diretor Renato Carneiro trabalha na formação de novas plateias e desenvolvimento de talentos em toda região.
2012 – Os Saltimbancos
Produção do musical Os Saltimbancos, em Itanhandu, Passa Quatro e São Sebastião do Rio Verde, apresentações voltadas para as Escolas do Municípios.
2014 – 2017– O Pequeno Príncipe
Produção que ficou em cartaz durante três anos, e foi apresentada em mais quinze cidades, foi sucesso de público e crítica, atingindo a marca de mais de dez mil espectadores nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
2014 – 2025
O grupo é responsável por toda produção da encenação A Paixão de Cristo em Itanhandu, há mais de dez anos o grupo produz o espetáculo que é referência em toda região pela qualidade dramatúrgica e cênica dos atores. É patrimônio imaterial de Itanhandu, reconhecida pelo IEPHA do Estado de Minas Gerais.
2018 – Alice no País das Maravilhas
Produção de Alice no País das Maravilhas em Itanhandu, apresentações para as escolas da região.
2019 –O Diretor Renato Carneiro foi reconhecido como Mestre da Cultura, título concedido pelo Ministério da Cultura
2022 – 2025 – Amantikir
Produção de Amantikir – A Lenda da Serra Que Chora, projeto que integrou o programa Redes de Cidades Criativas da UNESCO, foi apresentado em mais de quinze cidades e ainda continua em cartaz. Participou do Festival Miguel Lorca, em Portugal, sendo a única peça a representar o Brasil. Foi contemplada em 2024 com a Lei Paulo Gustavo.
2024 – 2025 – Minas, entre versos e acordes
Projeto audiovisual que está em fase de produção que narra a história da música mineira.
2025 – A Rainha da Pérsia
Está em fase de desenvolvimento o novo projeto do grupo A Rainha da Pérsia que narra a história da Rainha Ester em meio aos desafios e perseguições ao povo Judeu. A previsão de estreia é outubro.
VIDA LONGA a um grupo que espalha a arte e a cultura como ferramenta capaz de desenvolver talentos e autonomia, para uma sociedade mais equânime, mais democrática e reflexiva.
Respostas de 3
Que orgulho ver a trajetória desse grupo de nossa região. A arte resiste e persiste; rema contra a maré, em águas turvas e turbulentas; se cansa, mas não morre, resiste à piracema e faz a vida renascer em um mundo, muitas vezes, difícil de encarar. Parabéns a todos, todas e todes que fazem e já fizeram parte desse movimento teatral!
Teatro. Sempre bem-vindo. Parabéns ao grupo. Que mais peças aconteçam. Parabéns.
Teatro, extensão da poesia… amálgama perfeita da LITERATURA!